Quem foi Victoria?

Salut!

Que vontade de escrever por aqui. Sinto tanta falta… Meu diário favorito. Tô passando tanto aperto no Cégep que ando sem ideia, e sem tempo, para postar no bloguinho. E vir aqui para ficar reclamando dos cagaços, além de repetitivo (porque tem cagaço todo santo semestre!), é chato demais, né? O período ainda não acabou e prefiro reservar as mazelas e as felicidades para depois das provas finais.

Só sei que hoje, sexta-feira santa e feriado, dei um tempo da escola, abri uma Heineken, coloquei The Hellacopters no talo, resolvi “bloguear” e escrever sem doer.

Mas o que eu quero mesmo nessa passada ligeira e rasteira por aqui é dar uma dica de livro. Mesmo tendo a plena consciência de que gosto é igual forevis, me deu vontade de dividir com vocês o melhor livro quebeca que já li até agora. Eu fiquei tão embasbacada com a história… Confesso que me marcou demais. Estou relendo para a prova final de literatura e me emociono a cada capítulo.

Madame Victoria nasceu de uma história real ( veja aqui ) e a sacada da escritora foi genial.

Em 2001, o esqueleto de uma mulher foi encontrado em um bosque próximo ao hospital Royal Victoria, em Montreal. O esqueleto estava com o avental do hospital e não apresentava nenhuma marca de agressão. Até hoje ninguém conseguiu descobrir a identidade dessa mulher que foi carinhosamente batizada de Madame Victoria. Emocionada com a história, a escritora Catherine Leroux resolveu dar voz e algumas versões de vidas possíveis para Victoria. O resultado é um desabafo, um discurso feminista coberto de generosidade e sensibilidade.  Deleite!

Palavras da escritora: «Pour moi, Madame Victoria représente toutes les femmes obligées de vivre dans la solitude, l’anonymat ou la clandestinité» (Pra mim, Victoria representa todas as mulheres forçadas a viver na solidão, no anonimato ou na clandestinidade).

E se vocês acham que as mulheres são lindas e livres no Canada, vocês estão muito enganados. É claro que o Trudeau já deu um grande passo rumo à igualdade de gêneros, mas…

Reflitam! E leiam Madame Victoria!

Se alguém se interessar, doarei o livro depois do período. É só pedir. Inté!

madame-victoria-510x800

 

Anúncios

Sobre Les Brazucois

:: Fabricio & Nilian . Aventuras e desventuras desses dois imigrantes em Québec, Canadá ::
Esse post foi publicado em Voilà. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Quem foi Victoria?

  1. Ana disse:

    Obrigada pela dica de leitura. Vou ler c/ crtz! Beijo e força nos estudos.

  2. Michelle disse:

    Obrigada, estava mesmo querendo umas dicas de livros em francês! Pena que não tem esse livro no Brasil 😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s