Minha vida de estudante no cégep – parte 3

Salut mes amis.

Já comecei mais uma sessão (ou semestre) no Cégep Garneau e, como de praxe, vim dividir com vocês meu looooongo percurso rumo ao tão sonhado DEC.

Para este outono, a tendência é surtar com sete matérias:

Activité physique (Cardio-vélo) – Salve! Finalmente o último período de educação física! Pra fechar com chave de ouro, lá vou eu fazer spinning. Vou te falar, viu! Não nasci pra isso! Me chama para passear de bicicleta num parque, mas não me chama pra pedalar numa academia ao som de músicas motivadoras (pra não dizer ensurdecedoras). Se fosse um rock’n’roll… Enfim, me sinto numa rave da geração saúde! Até agora não bateu a onda da endorfina. Definitivamente, eu tinha que ser objeto de estudo. Acho atividade fìsica um saco.

Analyse de la fonction de travail – Mais uma matéria específica do curso Techniques de la documentation. Acho que é mais pra cumprir tabela do que pra desenvolver alguma habilidade, pois apresenta uma visão geral das áreas de atuação. Vamos ter também palestras de profissionais que já estão encarando o mercado de trabalho, além de visitas em bibliotecas públicas e privadas, no famoso arquivo histórico do governo de Québec e em algumas escolas do primário e do secundário.

Documents et producteurs – Taí uma disciplina específica que estou amando e achando deveras interessante. Basicamente, você aprende a distinguir as categorias de documentos para classificá-los corretamente de acordo com o padrão daqui porque livro é livro e brochura é brochura 😀

Littérature et imaginaire – Dando continuidade ao francês nosso de cada dia. Dessa vez, adentrarei no universo de Molière, Victor Hugo e Alessandro Baricco. E, para sustentar ainda mais meu pânico de falar, terei que fazer uma apresentação oral depois de assistitr à peça Les bons débarras. Imaginem… Já estou suando só de escrever sobre isso!

Organisation du savoir et structures classificatoires – Mais uma matéria específica que, a grosso modo, orienta o profissional a não fazer merda na hora de classificar um documento físico ou digital.

Recherche d’informations 1 – Como o próprio nome diz, esta disciplina, também específica, mostra onde-como-quando-e-porque saber pesquisar um assunto ou tema é primordial para profissional de biblioteca, de arquivo ou de gestão de documentos administrativos.

Traitement de texte et d’images – Aqui está a última matéria que nada mais é do que aprender mais a fundo as ferramentas do Word 2010. Torci o nariz no começo porque pensei “Putz! Ter que ir no cégep pra aprender Word?!!”. E, claro, quebrei a cara. Rapaz… o Word é Animal e eu sou a anta na cadeia alimentar do conhecimento.

Ééééé… minha gente, no meio disso tudo completei minhas 40 primaveras. Não vou mentir que bateu insegurança, pois cairei no mercado de trabalho quebeca com 42 aninhos. Será que não estou “velha” pra isso? Bem, só vou descobrir depois, né?

Preciso pedalar agora.

Até a próxima!

Como me sinto. É claro que eu sou o peixe!  Google imagens

Como me sinto. É claro que eu sou o peixe!
Google imagens

Sobre Les Brazucois

:: Fabricio & Nilian . Aventuras e desventuras desses dois imigrantes em Québec, Canadá ::
Esse post foi publicado em Voilà. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Minha vida de estudante no cégep – parte 3

  1. Milenna Lima disse:

    Parabens pelos 4.0, que sao o novo 2.0 kkkkk. Boa sorte nos seus estudos e relaxa pq o mercado canadense e bem mais tranquilo no quesito idade do que o brasileiro.

    Felicidades e sucesso,

    Milenna

  2. Monica disse:

    Minha quebequinha do meu ❤!

  3. Leonardo Mattos disse:

    Super, Nilian!!!
    Je suis très fier de toi. Du coup j’ai adoré le sujet Littérature et imaginaire. Compte sur moi, au cas où.
    Allez, courage!!!

  4. Rose disse:

    Parabéns !!! Vc ainda é muito jovem e trabalho não vai te faltar. Abs

Deixe um comentário

