Minha vida de estudante no cégep – parte 2

Salut mes amis,

Vim atualizar meus afazeres estudantis aqui no bloguinho. Estou na quinta semana da sessão de inverno (ou semestre). Está mais puxado que a anterior, pois estou fazendo seis matérias.

Activité physique (step) – Como já falei, educação física é disciplina obrigatória nos três primeiros períodos do Cégep e também tem avaliação escrita e prática. Estou fazendo Step e tô achando um saco. Defesa pessoal, que fiz na sessão passada, dá de 10 nesse sobe e desce de caixote. Enfim…

Anglais – Outra disciplina obrigatória, mas apenas nos dois primeiros períodos. Apesar de sair exausta das aulas, estou adorando. A professora é ótima e só, somente só, fala em inglês na sala. Rolam dinâmicas bem interessantes, simulando entrevistas de emprego e, claro, testes de gramática a cada duas semanas. Ô povo que gosta de uma provinha.

Catalogage 1 – Essa disciplina é específica do curso de Techniques de la documentation e tô bem empolgada. Estou conhecendo a fundo o famoso RDA que é a bíblia da catalogação. Tenho quatro aulas por semana que se dividem em duas teóricas e duas práticas. Vale lembrar que tive que comprar a “bíblia” e foi bem salgadinha, cerca de 198 dólare$.

Écriture et littérature 1 – O francês nosso de cada dia não poderia faltar na mesa. E o danado tá ficando gourmet nessa sessão, pois começo a adentrar pelo universo literário, aprendendo a analisar fábulas, poemas e contos. Jean de La Fontaine, Charles Baudelaire e Guy de Maupassant assinam o menu meticulosamente preparado pela chef, digo, professora. Apesar das minhas dificuldades, degusto prazerosamente.

Gestion de documents administratifs 1 – Digamos que esta é a matéria mais burocrática cujo conteúdo exige demais dos meus singelos neurônios, pois é decoreba purinha. Ela também é específica do curso e abrange termos, leis e regras da gestão administrativa.

Indexation 1 – Outra matéria específica que demanda aula teórica e prática. A grosso modo, aprendemos a fazer um índice respeitando o conteúdo de um documento (livro, manual, guia, etc). Parece fácil, mas acho a matéria mais difícil do período.

E assim caminho rumo ao meu tão sonhado DEC que, apesar de ter uma denominação técnica, se parece muito com uma graduação.

Antes que eu me esqueça, o Fabricio passa bem! Ele já foi liberado pelo médico. Só precisa fazer uma audiometria daqui a dois meses para testar a nova audição. Vida normal! Tão normal que o danado começou a trabalhar hoje no famoso Revenu Québec. Despertei sua curiosidade? Guenta aí que volto pra contar.

Inté!

Ressources: description et accès

Ressources: description et accès

Sobre Les Brazucois

:: Fabricio & Nilian . Aventuras e desventuras desses dois imigrantes em Québec, Canadá ::
Esse post foi publicado em Voilà. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Minha vida de estudante no cégep – parte 2

  1. Diogo disse:

    Olá. Que legal que está gostando do curso. Tenho uma dúvida, se puder por favor responder. Para você entrar num DEC, qual tipo de documentação é exigida para um imigrante? É válido fazer a avaliação do diploma da graduação ainda aqui no Brasil, ou melhor esperar chegar ai?
    Obrigado e boa sorte pra vocês!!!

    • les Brazucois disse:

      Oi, Diogo.
      Eu fiz todo o processo por aqui mesmo. Primeiro, enviei meus diplomas para um tradutor juramentado daqui (e super indico: http://www.traductionfb.com/ ). Depois, parti pros trâmites da equivalência junto ao Ministério da Imigração.
      Se você optar por um DEC é necessário incluir seu diploma de Ensino Médio também.
      Espero ter ajudado.
      Boa sorte pra você também 😀
      Abs,
      Nilian

  2. Milly disse:

    Nilian, a criatividade e a honestidade das suas mensagens inspiram. É muito raro alguém projetar tanta alma nesses blogs por meio da simplicidade das “pequenas” coisas da vida. 🙂

Deixe um comentário

