Novidades e surpresas de verão

Salut mes amis!

É verão nas terras do norte. Ultrajante ficar dentro de casa porque precisamos curtir ao máximo. E foi este belo motivo que nos fez deixar o bloguinho de molho.

O sol chega causando lá pelas 4 horas da manhã e só se despede por volta das 21. Nesses dias loooongos, amamos bater perna por aí. Mas nem tudo são flores… Os jardins andam molhados. Está chovendo muito também. Por isso, aproveito os dias chuvosos pra estudar, faxinar a casa, lavar roupa e cozinhar muito para otimizar a semana e deixar as marmitas congeladas. Sim! Habemus marmita. Quem vive pelas bandas de cá, sabe bem como é. Além disso, continuo firme e forte no trabalho como commis num mercado de produtos orgânicos. Ou vocês acham que nossa vida aqui é só glamour e Instagram ?!

Estou trabalhando entre 25 e 30 horas por semana. Tô aprendendo muito, sem aquela pressão traumatizante que contei aqui. Adoro o conceito e o ambiente do mercado, a grande maioria dos colegas são gentis e o bendito francês vai fluindo a conta-gotas. É claro que ainda passo muito aperto com a língua e a pupila dilata quando algum cliente vem pro meu lado me perguntar alguma coisa. Até que ando sobrevivendo!

Já estou devidamente matriculada no Cégep Garneau para o curso Techniques de la documentation. Cheguei a pensar que não seria aceita, pois os Cégeps de toda a província de Québec exigem 790 pontos em 990 no famoso TFI (Test de Français International). Como eu fiz 645 pontos, o Cégep Garneau me aceitou com a condição de fazer uma matéria de francês (que eles chamam de francisation). Mas é importante lembrar que nem todos os Cégeps oferecem esta opção. Enfim, tive sorte e começo minha vida estudantil no dia 20 de agosto. Estou ansiosa e com um  medo-da-porra de não dar conta de estudar em outro idioma. Se eu não enfrentar, nunca saberei. Bora tentar!

E o trabalho? Bem, minha intenção era de continuar no mercado, fazendo 15 horinhas por semana. Contudo, a conselheira pedagógica do Cégep foi super sincera e me disse que, com os 645 no TFI, talvez eu não seja capaz de estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Será muuuuito puxado pra mim. Muitos trabalhos e provas toda semana. Acho que seguirei o conselho dela e já avisei no trabalho que fui aceita no Cégep, mas só sairei depois de duas ou três semanas de curso. Se eu não enfrentar, nunca saberei. Bora tentar!

Fabricio também está trabalhando em uma indústria farmacêutica. Ele verifica ampolas de vacina. É um trabalho temporário (sazonal), pois o contrato termina em outubro. Ele não está atuando na área dele, que é informática. Contudo, anda fazendo contatos no setor de TI desta mesma empresa. Também anda pensando em retornar aos estudos. Já tem alguma coisa em vista, mas só pra janeiro de 2016. Mais pra frente eu conto, pois tudo pode mudar! Imigração é uma caixinha de surpresas.

Falando em surpresas, o Festival d’été de Québec (o Rock in Rio daqui) estava recheado delas. Teve The Rolling Stones, Deep Purple, Megadeth, Boston, o peça rara do Charles Bradley, a sensação do momento nas rádios daqui Milky Chance e até um pocket show do Foo Fighters, pois eles tocaram quatro músicas e tiveram que parar. Caiu um toró na hora do show… Mas foi um toró de gente grande. Show cancelado. Muita gente frustrada e encharcada, inclusive Fabricio e eu. C’est la vie!

Agora que já atualizei o bloguinho, deixa eu curtir mais chuva ops! verão. Voltamos em breve. Prometo!

Verão!

Verão!

Verão!

Verão!

Festival de verão!

Festival de verão!

Festival de chuva ops! verão

Festival de chuva ops! verão

Sobre Les Brazucois

:: Fabricio & Nilian . Aventuras e desventuras desses dois imigrantes em Québec, Canadá ::
Esse post foi publicado em Voilà. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

