Um dia após o outro

Salut mes amis!

Nada como um dia após o outro para superar as dificuldades, deixar de mimimi, aprender logo o francês, escolher um caminho profissional e, enquanto ele não chega, tentar ser feliz novamente em outro emploi alimentaire. Afinal, é primavera nas terras do norte! Indiscutível o bom humor e a disposição!

Eu realmente me surpreendi. Nunca fui muito de primavera/verão. Detesto praia, areia, muvuca, espetinho de camarão e tostar no sol feito calango. Não mesmo. Mas, depois de um longo e gostoso inverno, a gente sente falta do Astro-rei sim. Rola um entusiasmo gigantesco. É claro que eu continuo não gostando de praia, areia, muvuca, espetinho de camarão. No entanto, tostarei um cadinho e com muito FPS50.

Depois do meu drama latino como caixa de supermercado, eu parti pra outra. Distribuí meu cv pros quatro cantos de Charny e adjacências. Participei de uma seleção para uma vaga de commis services publics aux bibliothèques, mas infelizmente não fui escolhida. Por outro lado, fui selecionada para trabalhar numa indústria de alimentos, mas o fato de ter que trocar turno me fez repensar. Acabei desistindo. Optei, então, pela vaga de commis aux fruits et légumes de um mercado especializado em produtos orgânicos, vegetarianos e veganos que abrirá suas portas em um centro comercial pertinho de casa. Começo no dia 27 de maio em tempo parcial, cerca de 15 a 25 horas por semana. Estou animada, pois amei o lugar e seus produtos. Se não me controlar, vou deixar meu salário todo por lá!

Paralelamente, comecei um voluntariado na escola primária onde minha sobrinha estuda. Uma vez por semana trabalho na biblioteca da escola recebendo, emprestando e catalogando os livros. Delícia de bénévolat! Aprendo o software utilizado pela comissão escolar, pratico bastante o francês com os alunos e com os outros voluntários.

Fiz também minha inscrição para um novo curso profissional  que começa em setembro. Depois de muito refletir, pesquisar e trocar figurinhas por aí, optei pelo Cégep em Techniques de la documentation ao invés do certificado na Universidade Laval. Tive que repetir o exame TFI para tentar aumentar minha pontuação. Infelizmente, meus pontos permaneceram intactos. Ainda aguardo o resultado final, mas não estou com muita esperança. Se não rolar para a sessão de outono, vou tentar para a de inverno, com certeza!

Continuo estudando o francês e já até consigo ler sem ficar boiando muito. Fico feliz demais com isso e estou no meu segundo livro de Maio: Le journal d’Anne Frank. Quanto à escrita… outros quinhentos! A leitura constante e as lições gramaticais vão se encarregar da base. O tempo, do resto.

Falando em Maio e em tempo, lá se foi o primeiro ano por aqui. É claro que dia 30 vai rolar um post especial. Esta loucura toda não poderá passar em branco!

Até breve!

Bises

Meus livros de maio.

Meus livros de maio.

 

Sobre Les Brazucois

:: Fabricio & Nilian . Aventuras e desventuras desses dois imigrantes em Québec, Canadá ::
Esse post foi publicado em Voilà. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Um dia após o outro

  1. Diogo disse:

    Que legal que está tudo dando certo pra vocês. Tudo na vida tem o tempo certo. As vezes a gente fica se cobrando muito pra que as coisas aconteçam logo e principalmente em se tratando de falar outro idioma as coisas nem sempre acontecem no ritmo que a gente quer. Vai ver…quando menos esperar estará craque na belle langue.

  2. Nath disse:

    Aprendi commis na aula de hoje! hehehe! Não sei se entendi bem, meu professor falou que é um faz tudo! O que você fará como “commis aux fruits et légumes”? Você ainda está fazendo algum curso de Francês? Bonne chance avec le nouveau emploi!

Deixe um comentário

