Francisation . Nouvelle-France . Katéri Tekakwitha

Salut mes amis!

Saudades de aparecer por aqui. Hoje eu entendo o sumiço dos colegas de alguns bloguinhos quando chegam em terras canadenses. Definitivamente parece que o tempo passa mais rápido aqui pelas terras do norte. As semanas voam e confesso também sentir uma preguicinha na hora de sentar em frente ao computador para atualizar o Brazucoise. Tadinho… Não merece tamanho descaso, né?

Nossa rotina, se é que posso chamar de rotina, ainda está meio zoneada. Por enquanto, não estamos trabalhando. Optamos por dedicar mais ao francês que não andava lá grandes coisas. Diante disso, fizemos uma primeira Francisation oferecida gratuitamente pelo Le Mieux-Être des Immigrantes e foi uma grande experiência. Em mais ou menos um mês e meio tivemos aula com um professor québecois que nos deu altas dicas e doses essenciais de gramática. Um salto considerável na língua francesa, fora o conhecimento de mundo! Convivemos com pessoas de dezenas de nacionalidades e aprendemos muito com suas histórias de vida. Verdadeiro privilégio que a imigração oferece…

Não posso deixar de mencionar também o nosso lado turista. Afinal, estamos conhecendo nossa cidade e região aos poucos. Aproveitamos muito o verão para passear. Fomos na festa da Nouvelle-France no coração de Québec e nos divertimos muito, pois esbarramos com alguns québecas aqui e ali vestidos como antigamente. Eles realmente valorizam suas origens. Viva a Nova França!

Outro lugar que me chamou atenção foi a Basílica de Santa Anna {Basilique Sainte-Anne-de-Beaupré}. Nem preciso dizer que a basílica é suntuosa e linda, mas o que despertou minha curiosidade foi um afresco na parte subterrânea da igreja. Fiquei encantada com a pintura de uns índios em volta de uma outra índia com ares de santa. Descobri que se trata da Santa Katéri Tekakwitha, a primeira índia a ser venerada pela Igreja Católica. Viva o sincretismo religioso!

No último 27 de agosto iniciamos a Francisation oficial oferecida pelo Governo de Québec. Euzinha caí no nível 2 e Fabricio no nivel 3. Estamos estudando na Universidade Laval. Que universidade!!! Estamos apaixonados pela estrutura e organização de todo o campus. Dá vontade até de esticar os estudos depois de concluir a Francisation. Aliás, como eu caí no nível 2, ficarei por lá até meados de fevereiro. Já o Fabricio se despedirá mais cedo, por volta de novembro.

Na minha turma tem brasileiros, chineses, colombianos, mexicanos, romenos, russos e vietnamitas. Uma salada que dá gosto de degustar, tamanha diversidade cultural. O curso é ultra organizado e muito bem planejado. Temos aulas de segunda a sexta em tempo integral. Na parte da manhã, nosso professor sapeca na gramática. À tarde, uma outra professora faz várias dinâmicas com foco na conversação. Tem muita apresentação de trabalho em grupo e, obviamente, somos obrigados a falar em francês o tempo todo, o que é primordial para todos.

E é nítida a nossa melhora no idioma. Estamos mais confiantes e soltando a língua. Eu, por exemplo, já até falei ao telefone. Pânico, mas deu certo…rs! Além disso, consegui me virar bem na hora de fazer o raio X de controle no hospital, solicitado pela minha médica (lembra?). Mas é claro que temos muito o quê evoluir ainda. O caminho é longo, mas não é impossível!

Essa vida de estudante é linda, mas nosso dinheiro não durará pra sempre, mesmo com a bolsa da Francisation. Por isso, vamos procurar um trabalho em breve. Talvez neste mês! E não será nas nossas áreas de atuação. Vamos partir para o emploi alimentaire, mas essa é uma longa e polêmica história para o próximo post!

Bises!

Turma da Francisation do Mieux-Être. Inesquecível!!!

Turma da Francisation do Mieux-Être. Inesquecível!!!

Passeio pelo Vieux Québec no dia da Nouvelle France.

Passeio pelo Vieux Québec no dia da Nouvelle France.

Sainte Katéri Tekakwitha. Afresco na Basílica de Santa Ana {Basilique Sainte-Anne-de-Beaupré}.

Sainte Katéri Tekakwitha. Afresco na Basílica de Santa Anna {Basilique Sainte-Anne-de-Beaupré}.

Anúncios

Sobre Les Brazucois

:: Fabricio & Nilian . Aventuras e desventuras desses dois imigrantes em Québec, Canadá ::
Esse post foi publicado em Voilà. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Francisation . Nouvelle-France . Katéri Tekakwitha

  1. Ana disse:

    Bonne chance à vous deux! Eu to na Laval, exceto às sextas, poderiamos combinar um café ou marmitar na cafétéria, non? Laisse-moi savoir si ça vous convient, email me. gros bisou

  2. Gabi disse:

    a ULaval é fantastica mesmo.

  3. Rita disse:

    Que bom que voltou!!! Ansiosa pelos próximos posts!!! Abraços

  4. Rafael MOura disse:

    ótimo! parabens!
    espero ansioso o proximo post!
    salut

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s