Dedicação ao Francês. Agora ou nunca!

Salut mes amis!

Chega de chorar as agruras e lamber as feridas deste Processo até a próxima crise desta polipolar que vos escreve.

Resolvemos, Fabricio e eu, meter as caras no Francês novamente. Não é que tínhamos abandonado a FEL e as aulas particulares?! Ficamos uns quatro pra não dizer seis meses sem um contato mais apurado com a língua e temos a consciência de que isso não foi nada legal e pagaremos caro quando chegarmos lá. Vai bater aquela voz da consciência “Se tivessem estudado e se dedicado naqueles meses que comeram moscas não passariam este aperto agora!

Como não adianta chorar pelo leite derramado, bora aproveitar o tempo a partir de agora!!

Desta feita, voltamos para nossas aulas particulares com a professora que mais gostamos. Foi ela quem nos ajudou, e muito, a nos preparar para a entrevista do CSQ! Gostamos muito do método dela e conseguimos um horário na sua agenda ultra apertada. \o/

Próximo passo: vergonha na cara e reativar cadastro da FEL (Francisation en ligne) ainda esta semana.

Quanto à língua de Shakespeare eu continuo firme e forte desde janeiro deste ano sem interrupções, pois assumo de coração aberto minha dificuldade neste idioma. Atualmente estou na Cultura Inglesa.

Já o Fabricio tem contato com Inglês desde os oito anos de idade, formou, deu aulas e ama o Tio Sam.

Enfim, vida que segue e com dedicação ao Francês. É agora ou nunca!!!!

Bises

Google Imagens

Google Imagens

Sobre Les Brazucois

:: Fabricio & Nilian . Aventuras e desventuras desses dois imigrantes em Québec, Canadá ::
Esse post foi publicado em Voilà. Bookmark o link permanente.

19 respostas para Dedicação ao Francês. Agora ou nunca!

  1. Ana disse:

    Bah Nilian, to que nem tu! Ano passado eu tava fazendo FEL mas não tava rolando sabe… aí largamos pra fazer aulas presenciais. Mas aconteceu um monte de coisa e não conseguimos recomeçar e acabamos ficando uns bons meses sem praticar. Bem feito pra nós que vamos passar trabalho depois, mas não tinha como realmente. Agora recomecei a FEL, e ô curso chatinho viu? Sei que não devia reclamar, o governo ta me dando e o conteúdo é bom, mas acho que eu que não consigo ser amiga dos cursos online. Mas to tentando, comecei um módulo novo agora e to fazendo tudinho, exercícios extra e talz. Até escrevi um post sobre isso, acho que deve entrar amanhã.

    Bons estudos então!
    Beijos,
    Ana.

    • Brazucoise disse:

      Até que eu gosto bem da FEL, Ana. Acho a plataforma bem amarradinha e completa. O que pega, no meu caso, é o desânimo e a falta de tesão. A gente pasta tanto com as incertezas do CIC que não sobram forças suficientes para se dedicar como deveria. Mas, FOCO e FORÇA são as palavras do momento!!!
      Quero muito ler seu post sobre a FEL, ok?! Posta lá!!
      Beijos e Boa semana!
      Nilian

      • Edjara disse:

        Gente… o curso da FEL tem um conteúdo ótimo!! Eu adoro fazê-lo. O que ‘mata’ são aquelas tarefas que você (não tem jeito) tem que inventar história..rs… Burocrático demais gente! De resto, o aprendizado da cultura é maravilhoso! Eu é que tenho uma enorme preguiça das tarefas…rs…

      • Brazucoise disse:

        Compartilho de seu ponto de vista, Edjara! O que pega mesmo é a disposição para fazer tudo conforme o figurino, né?! rs!
        Abraços!
        Nilian

      • Ana disse:

        Concordo, o conteúdo é super completo mas os temas de casa é que me matam! Foco e força meeeesmo! ehehehe Beijos

  2. Juliana disse:

    Hahahaha.. achei mto fofa a charge!! 🙂
    Pois eh moler.. nem me fale dessas crises polipolares..rsrs

    Graças a Deus meu inglês já está ok tb. Sou meio do time Fabricio. Porém, meu Frances.. acho que tem 1 ano q não tenho contato com o idioma. Sim.. me arrependo, mas foi necessário ($$).
    Além disso, tb coloquei como foco voltar a estudar o Français, afinal, Bonjour não é um tipo de comida msm?!?!?!rsrsrsrs

    E-Cas continua inalterado, imóvel e angustiante. Nem o vejo.. tento ignorá-lo.. (não funciona!!hehehe) Estou assumindo a premissa da flaquebec de que devemos esperar umas 7 semanas até pedido de passaporte. Ou seja, abri mão do meu réveillon c o visto e foco em janeiro 🙂

    Além de todo esse processo (+ laudo do meu marido que tem Colite Ulcerativa), meu acordo c meu marido é de não nos mudarmos a menos que um arranje emprego (ele nao aceita a idéia de ficarmos ambos sem emprego por um tempo..). Ou seja.. ainda tenho esse SE que eu havia resolvido, mas devido a rapidez (#sqn) do consulado, perdi uma boa oportunidade. Como se as coisas já não fossem fácil…

    Mas eh isso ai. Fazer planos e colocá-los em realidade me motiva e espero que a volta ao francês te dê o animo necessário para seguir em frente nas ultimas etapas desse processo.

    Bisous, ma chère e força na peruca!!

    • Brazucoise disse:

      Oi, Ju!
      Meu e-CAS também está inerte. Ele tá brincando de estátua comigo…hehehehehehe Depois daquele atraso do médico, por causa das fotos, os exames seguiram para Ottawa somente no dia 14 de novembro.
      Daí, achei melhor pensar no mês de fevereiro, pois não sei se ainda vão me pedir exames complementares por causa do pulmão. Ô ansiedade, Ju! PQP!
      Por isso, coloquei na cabeça o mês de Fevereiro e a data de partida Abril. Tomara que se concretize… Pensamento positivo!!!!
      Beijos e Boa semana, ma belle!
      Nilian

  3. Get Away disse:

    É isso ai Nilian, bora entrar de cabeça no francês e deixar um pouco de lado esse Consulado ingrato que não é solidário com as nossas angústias!!!

    Beijos

  4. Bom, apesar de não ter tido nem o débito do federal ainda, acho que vou começar o FEL. Não sei se imediatamente por causa das férias do final do ano, mas estou a fim de dar uma olhada na plataforma.

  5. É isso aí, Nilian! Dê um gás agora no estudo da língua, se esforce e se foque bastante! Tenho certeza que você vai agradecer a si mesma por ter feito isso… Não fique se culpando muito por ter abandonado o francês enquanto o Consulado abandonou vocês, é normal… Bate um desânimo horrível, não tem como estudar com toda a atmosfera ruim que envolve esse processo! Mas tenho certeza de que se vocês se esforçarem bastante agora, até o dia que chegarem aqui o francês de vocês já vai estar bastante desenrolado!

    Beijinhos e chegue logo!
    Lidia.

    • Brazucoise disse:

      Obrigada pelo gás, Lídia!
      Às vezes preciso de umas cutucadas assim para voltar “ao normal”.
      Minha polipolaridade anda acelerada. Eita! rs!

      Abração!
      Nilian

  6. Oi Nilian!
    É difícil manter o foco depois de tanto tempo esperando, esperando, esperando…
    eu continuei na Aliança Francesa. Ano que vem farei uma pós de direito administrativo duas vezes por semana e não sei se dará para ainda fazer francês, pois acho que será muita atividade noturna, além do trabalho que já é pauleira.

    Eu fazia Cultura Inlesa qdo morava em JF, na Av. dos Andradas. Sempre adorei! Fiz desde pequenina. Está gostando?

    bises

    • Brazucoise disse:

      Ei, Carol!
      Eu mato cinco leões toda vez que sento para estudar. Isso me deixa muito triste, pois era pra ser um esquema prazeroso ): Mas eu confesso que não é. Espero que isso passe logo depois que o Processo acabar.
      Gosto demais da Cultura Inglesa, principalmente da minha turma, pois só tem gente mais velha com gana pra aprender, recuperando o tempo ‘perdido’. Minhas aulas são na filial no Alto dos Passos, mais perto de casa. Melhor, impossível!
      E vamu que vamu!
      Bjos mil!!!
      Nilian

    • Brazucoise disse:

      Táqueopariu, Ju!!!
      Cheguei do serviço agora há pouco e vi uma criatura tirando todo lixo de dentro da lixeira aqui em frente ao prédio.
      Ele tirou tudo, rasgou alguns sacos, espalhou pelo chão, não pegou nada e saiu andando, como se fosse a coisa mais normal do mundo. O lixo tá todo espalhado agora. Resto de comida, papel higiênico usado e outras imundícies!!!
      Estou no meu limite, viu. Cansada demais ):
      E a porra do e-CAS continua na mesma. Oh Céus!
      Desculpe o desabafo ):
      Bjos
      Nilian

    • Brazucoise disse:

      Ju, me adiciona no Skype, se quiser conversar um pouco sobre nossas mazelas…rs!
      nilian.correa
      Bjo
      Nilian

Deixe um comentário

