Le CV à la québécoise – lettre

Salut mes amis!

Como prometido, hoje dividirei com vocês as dicas que nossa professeure québécoise nos passou acerca do tão misterioso curriculum vitae quebequense.

Imagino que muitos colegas, candidatos a Residentes Permanentes, já sondaram alguma coisa a respeito do mercado de trabalho em Québec e tudo que o envolve, inclusive a preparação de um CV.

Aliás, a configuração do CV é uma lenda urbana, um ritual obscuro, pois não existe um formato perfeito ou ideal na Nouvelle France. Cada caso é um caso. Cada empregador é de um jeito. Cada entrevistador dá um pitaco daqui e dali. Ou seja, na hora de elaborar o CV dá um nó encrencado na cabeça.

E aí?!

Segundo nossa tutrice privée, é importante se atentar, antes de qualquer coisa, para a Lettre de présentation ou Lettre de motivation (Carta de apresentação), que precede o CV na hora de se candidatar a uma tão sonhada vaga de trabalho.

Isto é meio estranho pra nós, pois no Brasil não temos este hábito de mandar um carta antes do CV. Vamos direto ao ponto e em alguns casos tem-se um QI (quem indica) na parada.

Enfim, não ficarei explicando como elaborar a carta. Acredito que mostrar o modelo que adotamos, a partir das considerações de nossa professora, será suficiente para vocês terem uma ideia. Nada como um bom exemplo!

Voilà:

*****************

Candidature à un poste – Mme. Nilian Ferreira

Madame, Monsieur,

C’est avec beaucoup d’enthousiasme que je vous offre mes services à titre de Professionnelle des rlations publiques et des communications. C’est un poste qui correspond en tous points à mes compétences et vous pourrez le constater en prenant connaissance de mon curriculum vitae ci-joint.

J’aimerais mentionner mes 11 ans d’expérience pratique, ce qui fait de moi une candidate polyvalente et capable d’occuper l’un des postes proposés par n’importe quelle entreprise au Québec. Je suis reconnue comme étant énergique, dotée d’un bon esprit d’analyse et d’équipe.

Mon mari et moi, nous avons déjà un Certificat de sélection du Québec (AA00000XYZW) et notre processus fédéral est déjà ouvert depuis le 9 janvier 2012. Notre numéro de demande est le EP000WZYXK.

De plus, je voudrais vous informer que nous avons des membres de la famille au Québec, ce que nous pensons être utile afin de faciliter notre adaptation.

J’aimerais beaucoup vous rencontrer en entrevue pour vous parler davantage de mes compétences, mais aussi pour mieux vous démontrer mon intérêt et ma motivation.

 Espérant que vous pourrez donner une suite favorable à mon offre, je vous prie d’agréer mes salutations distinguées.

 Nilian Ferreira
45, Place X, app 000, Juiz de Fora, MG
Brésil – 36.000-000
Tél.: 55 32 3333-3333
Tél.cell.: 55 32 7777-7777
finalizecomseue-mail@finalize.com.br

*****************

A versão desta carta para o Fabricio, que é Analista de Sistemas, já está sendo usada. Ele enviou por e-mail para uma empresa. Não custa nada tentar. Quem sabe, né?!

Obviamente, depois que estivermos lá, os parágrafos que constam nossas identificações no Processo de Imigração e que menciona nossos familiares serão excluídos. Simples assim!!

No próximo post, mostrarei o CV!

Vamos por partes!

Bisous à tous!

Google Imagens

Google Imagens

Anúncios

Sobre Les Brazucois

:: Fabricio & Nilian . Aventuras e desventuras desses dois imigrantes em Québec, Canadá ::
Esse post foi publicado em Voilà. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Le CV à la québécoise – lettre

  1. Camila disse:

    Mto bom Nilian!
    Tenho que fazer a minha também. Tenho uma preguiça de fazer cv e essas cartas, não faço uma entrevista de emprego há mais de 10 anos.
    Mas vamo que vamo, bora ficar craque em redigir cv… haha
    bjos

    • Brazucoise disse:

      Ei, Camila, esta é nossa nova realidade e eu também não faço uma entrevista de trabalho há anos… Desafio à vista, ma belle!

      Bonne chance et Courage.

      Bj
      Nilian

  2. Leo disse:

    Apenas para deixar mais explicado 🙂
    A carta ‘precede’ apenas de forma convencional pois o CV é enviado junto. Na teoria eles vão ler a carta e depois ver o CV. Também eu vejo muitas empresas que não pedem carta de apresentação e as vezes a motivação são poucas palavras escritas noformulario no site da empresa.
    Quanto ao QI: o Canada tem MUITO QI (dependendo da área/provincia, não se iluda achando que está de = para = ), mas aqui tem outros nomes… É possível até ganhar bônus por indicar quando é um QI mais light que no final das contas tem uma pequena seleção. Faturando nos amigos hehehe

    • Brazucoise disse:

      Obrigada por contribuir com o post, Leo.
      É sempre muito importante saber como funciona o mercado quebequense sob todos os ângulos e todos os lados da moeda.

      Abraços
      Nilian

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s