O meu código é 5124. E o seu?!

Salut, mes amis!

O post de hoje é meio que uma utilidade pública canadense.

Depois que li uma dúvida do Diário Canadá Brasil no blog Ca e Ca no Canadá resolvi dividir o que sei com os colegas que ainda não conhecem como é feita a classificação de profissões lá por aquelas bandas geladas.

Quando meu marido e eu fizemos a entrevista e recebemos o CSQ, o M. Leblanc inseriu no documento um código referente às nossas profissões, 2172 e 5124, respectivamente.

E eu na minha curiosidade infinita pesquisei sobre estes benditos códigos e descobri a Classification Nationale des professions – CNP.

Nete site, você vai se deparar com as raízes dos códigos, divididos em dez tópicos primários. Assim invejavelmente organizados:

0 – Gestion

1 – Affaires, finance et administration

2- Sciences naturelles et appliquées et domaines apparentés

3 – Secteur de la santé

4 – Sciences sociales, enseignement, administration publique et religion

5 – Arts, culture, sports et loisirs

6 – Vente et services

7 – Métiers, transport et machinerie

8 – Secteur primaire

9 – Transformation, fabrication et services d’utilité publique.

No meu caso (jornalismo / assessoria de impresa), cliquei no tópico 5 e abriu outra janela subdividindo em mais outros Grupos informando o código de cada profissão, obviamente, relacionada a esta área Arts, culture, sports et loisirs.

E lá está o meu número da sorte 5124 – Professionnels/professionnelles des relations publiques et des communications.

De posse do seu código, fica mais fácil para pesquisar ofertas de emprego em vários sites, como o Travailler au Canada.

Agora, se vamos ou não exercer nossa profissão é outra história!

Confesso que ando propensa a mudar radicalmente de área. Prometo dividir também meu projetinho québecois em um futuro post. Não tem nada concreto ainda e acredito que muita coisa pode mudar, assim que chegarmos lá, que sentirmos o mercado!

De qualquer modo, fica a dica!

Bises!

Sobre Les Brazucois

:: Fabricio & Nilian . Aventuras e desventuras desses dois imigrantes em Québec, Canadá ::
Esse post foi publicado em Voilà. Bookmark o link permanente.

12 respostas para O meu código é 5124. E o seu?!

  1. Opa … Meu código é 2112, mas também posso atuar como 2211. Bom mesmo saber já que em algumas buscas de job podemos usar o NOC como filtro.

  2. Que legal a sua dica, Nilian! Não sei qual é o meu código, mais tarde vou procurar no meu CSQ para saber.. Com certeza é super válido na hora das buscas!

    Menina, eu também já pensei TANTO em mudar de profissão no Québec… Na minha cabeça eu já fui de tudo! Hahahah! Mas depende de tanta coisa, né? Só vamos saber mesmo quando estivermos lá, ralando no dia a dia…

    Boa sorte nos planos, estarei na torcida sempre!
    Beijos,
    Lidia.

    • Brazucoise disse:

      Ei, Lídia!

      Planejar algo concreto no Québec é complicado e perigoso. Tudo é muito vago, ainda mais estando aqui em terras tupiniquins.
      Mas eu carrego uma vontade de realmente mudar de área. Tudo indica que é um reflexo inflamado do stress e da frustração que ando passando no trabalho atual D:

      Enfim, minha mana québeca anda me sondando pruma empreitada profissional. Quem sabe, né?!

      Abração!
      Nilian

  3. Camila disse:

    Oi Nilian!

    Não imagino maneira melhor de explicar como achar os números que foram tão evidentes na nossa entrevista! Eu mesma penei e sempre buscava pela nome da profissão tendo que procurar em uma lista imensa.

    Quanto à mudar de profissão, me pego pensando nisso toda hora – em como seria se eu voltasse pra sala de aula no Quebec…. Penso se eu seria uma profissional mais realizada.

    Com isso fica a dúvida, a infelicidade com a carreira tem a ver com o fato de eu estar no Brasil e não gostar daqui ou pelo fato de eu realmente não me identificar 100% com minha função? Provavelmente um fator que só desmistificarei uma vez que estiver por lá.

    Um abraço grande!
    Camila

    • Brazucoise disse:

      Eu também vivo me fazendo estas perguntas, Camila! Sou uma jornalista frustrada ou uma funcionária desestimulada?!
      Ô fase chatinha, viu!
      O que nos reta é seguir confiantes. Que venha Québec!

      Bjin

  4. cleocarvalho disse:

    Olá,

    Bom, meu código é 1241, já sabia antes da entrevista, tinha medo que o M. lebranc perguntasse alguma coisa da minha profissão e não soubesse.

    Bem, sobre mudar de profissão, eu também penso, quero mudar para área de TI, acredito que vou fazer alguns cursos no cégep para ver se é isso que eu quero e depois vou para universidade.

    Eu achei que a insatisfação no trabalho fosse somente um previlégio meu, trabalho igual uma escrava, ganho pouco e detesto a criatura que trabalha ao meu lado e tenho que fingir que sou amiga dela (pior que isso!!!), as vezes me da taquicardia no trabalho, desespero, choro, etc.., agora entrei na academia para tentar melhor minha qualidade de vida e lutar contra esses sentimentos, como é luta, dou soco para todo lado e melhora, hahahahahahaha!!!

    Un gros bisou.

    Cleo

    • Brazucoise disse:

      Nossa, Cleo, sei bem como é.
      Estou passando pela mesmíssima coisa. Até um tal de bruxismo apareceu na minha vida agora. Estou fazendo tratamento no dentista e usando uma placa pra ver se paro de contrair tanto minha arcada.
      Ninguém merece…
      Torço para que o Consulado acabe logo com as análises de 2011. Tenho muita esperança de quado chegarem nos Processos via Sydney, as coisas sejam mais ágeis.
      Eu só preciso de uma vida mais tranquila…rs!

      Bjo grande
      NIlian

  5. Puxa! Valeu pelas dicas mais uma vez !

  6. destinogelado disse:

    Nilian,

    obrigada pela dica, o meu código é 3152…
    é sempre muito bom estar preparada pra responder as perguntas do entrevista…
    beijo e obrigada,

    Luciana

Deixe um comentário

