Charest, Marois, David ou Legault?

Salut, mes amis!

Ainda estou em lua de mel com a FEL. Sim! Amo muito aquela Plataforma e todas as ferramentas que ela oferece para desenvolver meu humilde francês.

Atualmente tenho como tuteur um senhor maravilhoso, educado, bem humorado e que trabalha há 35 anos com imigrantes. Em nossa última classe virtual ele me pediu para dar uma pesquisada sobre as Eleições Québecoises de 4 de setembro e tecer meus comentários ou dúvidas no fórum de discussão, disponível no meu bloco de estudo.

Corri atrás e achei interessante dividir por aqui também algumas informações que pesquei, depois de uma conversa com meu beau frère.

É importante frisar que são apenas impressões, pitacos. Alguns podem concordar e outros não. C’est la vie 😀

Essas eleições não estão empolgando muito! Os québecois estão muito desanimados com o cenário. Os quatro candidatos mais importantes na disputa são fraquinhos! rs!
O mais inteligente, articulado, experiente e competente é o Jean Charest, do Partido Liberal do Québec. Mas tem lama no sapato, pois seu governo navega num lamaçal de corrupção! Ele está há nove anos no poder e estão pipocando casos de ladroagem no seu mandato. (Brasil?)
A Pauline Marois é bem radical e separatista assumida. Só sabe falar em um novo referendo para a separação do Québec. Curiosamente é ela quem está liderando as pesquisas de intenção de voto. Será que os québecois querem mesmo outro referendo?!
 Madame Françoise David é inteligente e separatista radical também. Ela está num partido que só tem um deputado eleito, Amir Kadhir, um imigrante iraniano nascido em Teeran. E olha que curioso: o verdadeiro candidato a primeiro ministro no partido Québec Solidário é o Amir Kadhir e não a Mme. Françoise David. Só que nos debates é ela quem se apresenta porque é mais preparada para enfrentar o paredão.
 M. François Legault até pouco tempo atrás também era um separatista fervoroso, agora anda falando que se houver um referendo pela separação ele votará contra a souveraineté. Não se sabe se é uma sincera mudança de opinião ou se é oportunismo político para conseguir angariar mais votos.
Uma pesquisa de opinião feita pela Léger Marketing revela que mais de 70% dos québecois acreditam que o único candidato capaz de fazer um governo realmente direfente,  recuperar a saúde pública e sanar o grave problema da corrupção do governo atual é exatamente M. Legault. Mais de 70% acreditam ser ele a pessoa mais preparada para isso. No entanto, a Marois está na frente.
Mas já tem cronistas políticos acreditando numa onda Legault que vai varrer o Québec e ganhar as eleições começando a partir da região da capital nacional, como aconteceu nas últimas eleições federais com o Jack Layton do NPD, que teve uma vitória esmagadora no Québec, com uma arrancada fenomenal no meio da campanha, mas que mesmo assim não foi suficiente para ganhar a eleição e se tornar primeiro-ministro do Canadá.
 Sobre a posição destes quatro candidatos em relação à imigração, sinceramente, não achei nada e não tenho o quê dizer. Só dá pra imaginar que se o Charest ganhar, vai tudo continuar como está ou com pequenas modificações, já que ele está no poder há nove anos e toda a política de imigração presente foi elaborada por ele e sua equipe. Em relação aos outros…. aucune idée!!!!!
 
Por enquanto, é isso!
Em um próximo post escreverei alguma coisinha que descobri sobre a Propaganda Eleitoral e a Campanha Publicitária dos Candidatos (como é feita? rádio? TV? flyers? cartazes? poluição visual?)
À bientôt!
Anúncios

Sobre Les Brazucois

:: Fabricio & Nilian . Aventuras e desventuras desses dois imigrantes em Québec, Canadá ::
Esse post foi publicado em Voilà. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Charest, Marois, David ou Legault?

  1. Eu ainda não procurei sobre politica. Gostei do texto, mas se eu tivesse que votar lá… não saberia em quem =X Com certeza não seria esse amiguinho com as vibrações brasileiras. Mas os separatistas tambem, por que tão radicais?
    Tá triste a coisa T_T

    Ass: Ela.

    • Brazucoise disse:

      Começo a acreditar que política é política em qualquer lugar do mundo… Sempre o mesmo jogo de poder, influência e falcatrua, nao é mesmo?! Só lamento D:

  2. Dea disse:

    Ótimo post! Muito legal pra dar uma prévia do que a gente vai enfrentar por lá…
    Pelo seu texto, senti uma leve inclinação para o M. Legault. A ideia separatista não me agrada e eu sou a favor dos partidos se alternarem no poder! Ou seja, não sobrou muita opção!
    Resta saber quais são as reais intenções dele. Aita…estou ficando ansiosa pelo resultado dessa eleição!
    Beijão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s