FEL – Uma história de amor

Salut, mes amis!

Estou apaixonada!

No começo dessa história de amor fiquei meio arredia, achando esse relacionamento muito complicado e cheio de detalhezinhos chatinhos que demandavam tempo. E como tempo hoje é artigo de luxo, pensei em jogar essa louca paixão pro alto. Mas, eu realmente precisava insistir e seguir em frente, pois tinha a consciência de que esse novo relacionamento me faria um bem danado. E não é que fez ?! Posso dizer que hoje sou outra pessoa. Meu francês avançou, descobri muita coisa legal sobre Québec que eu ainda não sabia e, principalmente, me fez acreditar ainda mais que é esse o sonho da minha vida: Viver e Trabalhar em Ville de Québec!

Ontem à noite reforcei ainda mais esse laço romântico com minha nova paixão, que se chama Francisation En Ligne… Rá!

É isso mesmo, eu realmente tombei de amor pela FEL.

Não vou mentir que protelei muito antes de partir pra essa experiência, afinal conquistei meu CSQ em dezembro e só me matriculei na plataforma quatro meses depois sob as mais descabidas desculpas mencionadas por mim para justificar esse atraso.

Contudo, caí na real e abri meu ♥

Optei pelo Curso Standard, que é mais frenético e punk, pois você precisa cumprir retamente seus horários por semana, fazer os exercícios orais e escritos e enviá-los para seu tutor/tutrice, além é claro de participar das Classes Virtuais no horário previamente agendado. E tudo isso regado a uma invejável organização.

Como já mencionado logo ali em cima, ontem à noite me aproximei ainda mais da FEL. Tive a primeira Classe Virtual com minha tutrice e foi uma experiência incrível, pois conversei tranquilamente, compreendi uns 80% do que ela falou e consegui fazer os exercícios propostos. Depois de 45 minutos de aula OnLine, ela bateu um papo meio informal e foi super educada e paciente.

Uma ressalva: eu nunca tinha estudado o Francês Québecois, pois aqui em Juiz de Fora só tem escolas de Fancês da França, estranhei o sotaque dela no começo, mas é super entendível sim!

Desta feita, a FEL é uma ferramenta e tanto para nós, futuros residentes. Requer paciência, tempo e um cadim de esforço, mas o que você ganha em troca não tem preço. Falando em preço, é bom lembrar que é gratuito e põe muito curso de Francês renomado no chinelo. Apreciem sem moderação!!!

Outra ressalva: essas foram as minhas impressões!

Bisous

 

 

 

 

 

 

Última ressalva: os corações foram por minha conta…

Sobre Les Brazucois

:: Fabricio & Nilian . Aventuras e desventuras desses dois imigrantes em Québec, Canadá ::
Esse post foi publicado em Voilà. Bookmark o link permanente.

12 respostas para FEL – Uma história de amor

  1. Ana disse:

    Ai Nilian, confesso que meu relacionamento com a FEL está por um fio…. não tenho (nem arranjo) tempo pra conseguir fazer as aulas dentro dos prazos propostos e acabo fazendo por obrigação entre um compromisso e outro, totalmente ao contrário do que deve ser né? Estou no módulo sobre emprego que deveria ser o mais entusiasmante mas não tá rolando.

    • Brazucoise disse:

      Que pena, Ana! Eu tbm entendo seu lado, pois precisei me virar bastante até conciliar a FEL com minha nada mole vida. Haja disposição e disciplina, viu! Mas não desista não…Se vc optou pelo Standard tem a opção de trocar pelo Autoformation, que é mais light. Boa Sorte e Força!
      Abração

  2. thiagoocampo disse:

    Que bom saber q vcs aprovaram a FEL. Tbm acho um curso mto bom e tbm tenho minhas ressalvas mas acho q vale mto a pena no final das contas. E é de graça… então… Bons estudos!

  3. Bom ler essa opinião tão positiva. Fico animda junto!
    bisous

  4. Dea disse:

    Ai que bom que vc conseguiu entrar no standard, ainda estou me sentindo abandonada no auto-formation… vc poderia contar mais sobre o contato com a professora, dos exercícios de conversação? fiquei curiosa…a aula é individual?

    Beijinho!

    • Brazucoise disse:

      Ei, Dea! No curso Standard temos os Exercicios Orais e Escritos.
      Os orais você grava seu áudio através da Plataforma mesmo (por isso que eles exigem um micro com ferramentas de áudio, webcam, fones de ouvido com microfone e, principalmente, uma net mais rapidinha).
      Depois, tem a opção de ouvir sua voz antes de enviar para seu tutor. Se não gostar ou se sentir insegura com sua pronúncia, poderá excluí-lo e repetir até finalizá-lo da forma que gostar para enviar.
      Dentro de alguns dias você recebe a correção do seu tutor em áudio tbm. Recebe um e-mail dele com arquivo mp3 anexado. E ele fala da sua pronúncia, corrige algo que estiver errado… Eu particularmente amei essa ferramenta da FEL.
      Os exercícios escritos são exatamente da mesma forma: você grava no word, envia e depois recebe a correção do seu tutor. Simples assim!
      A Classe Virtual é agendada com alguns dias de antecedência. Daí, vc recebe um link para clicar no dia e na hora.
      A primeira CV é só você e seu tutor. Adorei. Como se fosse um skype e/ou MSN, mas com a webcam ligada, claro. Ele simula algumas situaçãoes e diálogos. Pergunta tbm um pouco sobre sua vida aqui no Brasil. Bem tranquilo!
      Ainda não tive o Grupo de Discussão, que é uma Classe Virtual tbm, mas com os outros alunos do meu grupo. Mais ou menos umas oito pessoas. Será agendado ainda e estou curiosíssima…rs
      Basicamente assim funciona o Standard!

      Bisous

      • Dea disse:

        Puxa, que bacana! ainda to tentando trocar, vamos ver se consigo! Agora vou começar um processo de integração (SIEL) com um tutor e vai ter entrevista por skype! To mto ansiosa!!!

        Vcs receberam esse convitinho também? Estão no grupo?

        Bjos!

  5. Victor Sviatopolk Mirsky disse:

    O FEL é muito bacana mesmo, o difícil mesmo é a dedicação do estudante…

    O francês dos professofres é bem “entendível” sim, mas não se esqueça de que são pessoas treinadas e com experiência no ensino do idioma. O francês falado nas rudas de Ville de Quebec é um pouquinho mais difícil, mas se você já estiver acostumado com o sotaque vai tirar de letra! 😉

  6. Novalca disse:

    Nilian, ma belle, você sabe que eu torço demais por você e o Fabrício…fazer o curso de francisation faz parte do sonho de vocês que em breve se realizará, então: Aponta pra fé e rema!! Bises

Deixe um comentário

