Fermé pour travaux. Merci!

Bonjour a tous!

Decidi que este será meu último post até a Entrevista no BIQ, dia 14 de dezembro. Mais do que nunca preciso me concentrar nas aulas, simulações e exercícios de francês.

Este universo blogueiro é estimulante, viciante. Quando entro aqui, passo pelo menos umas duas horinhas pesquisando e bisbilhotando tudinho sobre o processo de imigração: essa mudança maluca e radical que optamos por mergulhar de cabeça!

Não que eu perca meu tempo aqui. Na verdade, ando catando todo o tempo que me resta para os estudos e para a pesquisa do dossiê, antes da entrevista. E eu estou ficando tensa e nervosa… Sou normal?!

Antes de me despedir, gostaria de revelar minhas impressões sobre os diversos blogs, sobre as dezenas de pessoas com o mesmo objetivo: une nouvelle vie quebecoise.

O Brasil, com certeza, sairá perdendo muitos filhos competentes. Só de ler alguns posts e comentários por aí, tem-se uma noção de como essas pessoas são qualificadas, inteligentes, racionais e conscientes dessa escolha.

Sinto muito perceber como que o jeitinho brasileiro, a violência, a desigualdade e a corrupção mexem com todos nesse barco e como que o próprio Brasil minou nossas esperanças de um futuro melhor… Talvez esse lance de esperança sob a égide Brasil, país do futuro fique para nossos netos ou bisnetos…

Lamentável concluir também, a cada leitura, que a maioria dos brasileiros que busca a imigração não está fugindo do país de origem e sim está cansada de tomar na cara descaradamente e já não tem forças para lutar contra um sistema corrompido!

Somos um bando de privilegiados, pois se temos a opção de escolha, a opção de zarpar para outras bandas por que não tentar?! Já imaginaram conseguir finalmente exercer a cidadania em um lugar que a valorize?

Perdoe minha sinceridade e repulsa. Eu realmente tenho meus motivos de querer ir embora daqui. Se vou conseguir ou não aí são outros 500… Je l’espère.

Até mais ver!!!!

Bisous

Sobre Les Brazucois

:: Fabricio & Nilian . Aventuras e desventuras desses dois imigrantes em Québec, Canadá ::
Esse post foi publicado em Voilà. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Fermé pour travaux. Merci!

  1. Flavio disse:

    Esperamos um post pós entrevista, pra contar que foram aprovados! Bonne chance à vous!

  2. Ucrambubo! disse:

    Nilian, vou sentir sua falta, mas eu e Jonas estaremos torcendo por vocês!!! E No aguardo do Post da entrevista!!!

  3. Evidentimente nem todos irão como nem todos querem ir. O Brasil é interessante para muita gente! agora é de perder de vista os desafios que este país terá que enfrentar para chegar ao nível de bem estar de alguns outros países. Do ponto de vista econômico o Brasil não fica atraz do Canada não. Têm a mesma matriz produtora. O a lacuna está na organização social. Mas este é outro assunto!
    Bom descanso, estudos e sucesso na entrevista!
    Vocês conseguirão tudo com muita tranquilidade!

    Abraço
    Fabio

  4. Ei, Nilian!

    Boa sorte na preparação para a entrevista. Venha aqui contar pra gente sobre o seu estado de espírito no dia anterior a entrevista, acho que vai ser bom desabafar! Hehehe…

    Estude bastante, treine muito os verbos e as conjugações nos passados” 😀

    Abraços,
    Lídia.

  5. Rafa Menezes disse:

    Olá Nilian!!

    Bons estudos e espero que o próximo post seja sobre o CSQ que já vai estar na sua mão…

    Abraço,
    Rafa.

  6. destinogelado disse:

    Bonne chance!

    Volte pra contar como foi…
    Ah, o post sobre o dossier tá demais.!!!
    Beijinho
    Luciana

Deixe um comentário

