Répéter, s’il vous plaît!

Bonjour à tous!

Tenho um lado filosófico que me (des)concerta, vez ou outra… E não é que este final de semana mergulhei filosoficamente numa questão interessante?! Pelo menos pra mim…rs

Tudo começou com o programa da Fernanda Young chamado Duas Histéricas, exibido no Canal GNT. Para quem não conhece, ela e mais uma amiga foram para o Canadá desbravar de leste a oeste o segundo maior país do mundo, iniciando a aventura por Vancouver. Apesar de achar meio bobinho o roteiro e os diálogos do programa, gostei de ver os lugares, as pessoas, a cultura, as paisagens exuberantes… Que vontade de experimentar tudo o que ela e sua amiga viveram por lá!

Além disso, rolam uns caracteres com textos informativos e curiosidades sobre o Canadá durante todo o programa. Informações bem legais e que me fizeram viajar na maionese (adoro! rs!):

* São Paulo a Toronto – 10h 30 de voo. Toronto a Vancouver – 4h 30  (Ok!)

* Chamada de Maple Leaf Flag, a bandeira do Canadá possui duas barras verticais vermelhas representando os oceanos Pacífico e Atlântico e uma folha de bordo no centro, representando o país (Ok!)

* O esporte nacional é o hóquei sobre o gelo. Quase todas as escolas e universidades possuem quadras para a prática de hóquei (Ok!)

* Não existe uma cozinha típica, ou muito menos pratos nacionais canadenses. A cozinha varia de região para região. Mas pode-se dizer que boa parte da população aprecia maple syrup, rosquinha, arroz selvagem, peixes, principalmente o salmão, e frutos do mar (Ok!)

* Quase 20% da população nasceu no estrangeiro, o que faz do Canadá um dos países com maior percentual de imigrantes do mundo (Froide au ventre! Para Tudo!)

De repente, não mais que de repente, fiquei atônita pensando nos meus bisavós que vieram de Portugal para o Brasil e no Vovô Seno (avô de mom mari) que saiu da Itália em 1944 fugindo da guerra, rumo a uma terra desconhecida e com a esperança de uma vida melhor.

E assim fiquei estática. Fiz uma viagem no tempo da escola, minha saudosa 4ª série, e ouvi claramente Tia Marli, minha Professora de Português que lecionava de tudo, contando as histórias sobre a vinda de Alemães, Italianos, Portugueses, Espanhois e Japonese para o Brasil.

Que estalo!!! O Brasil já foi um Canadá em termos de Imigração. Óbvio que em proporções bem destoantes e em situações e épocas diferentes, mas foi!!!

Daí me dei conta que, como nossos  antepassados portugueses e italianos, mon mari e moi carregamos nas veias a mesma vontade de desbravar uma terra nova e com a esperança de uma vida melhor.

A história se repete?! Ou é apenas a roda que gira sem cessar?!

Sobre Les Brazucois

:: Fabricio & Nilian . Aventuras e desventuras desses dois imigrantes em Québec, Canadá ::
Esse post foi publicado em Voilà. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Répéter, s’il vous plaît!

  1. thiagoocampo disse:

    Aqui estamos na mesma situação. Meus avós maternos vieram da Espanha fugindo da guerra civil e da peste negra q arrasou o país no início do século passado. Cravaram raízes aqui, onde cresceram, tiveram filhos, trabalharam, sobreviveram… morreram. O mesmo aconteceu com os avós da minha esposa, vindos da Itália. Chegou à mesma conclusão q vc. A roda incessante continua seu trabalho. Acho incrível pensar q nossos “nomes” rodam o mundo, fincando suas bandeiras, sua personalidade, e fazem espalhar ainda mais suas histórias. Viemos de um lugar distante, crescemos aqui e vamos completar nosso ciclo, através de nossos filhos, em outra realidade. Sempre buscando uma vida melhor, como nossos antepassados.
    Abraço!

  2. Flavio disse:

    Essa tal de imigração tá no meu sangue sem nada pra diluir. Meus pais vieram da China e agora fico pensando pra onde meus filhos vão querer ir…

Deixe um comentário

